Lança Shaolin - Luis Mello

Foram os ocidentais que desvirtuaram a palavra Kung Fu classificando-a simplesmente como arte marcial, apenas um esporte, ou uma forma mortal de habilidade de luta. Nada poderia estar mais longe da verdade…

Kung Fu em chinês, no seu sentido original, é a habilidade, a perfeição de uma ou várias artes.

Literalmente falando, homem suado, trabalho duro. Segundo os ensinamentos de Confúcio, um verdadeiro mestre de Kung Fu deve ser versado em filosofia, conhecedor da medicina interna, ter disciplina, boa conduta, harmonizar-se com o meio em que vive e finalmente ser capaz de defender a si mesmo e aos outros contra alguma espécie de ataque físico. Além disso, o Kung Fu ajuda a manter um corpo saudável, previne e cura doenças, fortalece a vontade, aumenta a concentração, controla a mente, acalma o espírito. Considerar Kung Fu apenas um meio de defesa pessoal é torná-lo falsa luz.

meditação Wushu significa literalmente “Arte da guerra” ou “Arte Marcial”. O caractere “Wu” significa guerra ou marcial (a palavra marcial é um conceito ocidental e vem do deus da guerra  Marte da cultura Grega). O caractere Shu Significa “arte”.

Outra maneira de designar as artes marciais chinesas são os termos “Wu Gong” que significa “Trabalho Marcial” ou “Kuo Shu” que significa “Arte nacional”.

O termo mais popular “Kung Fu” ou “Gung Fu” é relativamente novo e surgiu no final do século passado e significa “Trabalho Árduo”, ou Literalmente “Homem Suado”. Tal termo foi usado pelos operários chineses que trabalhavam nas estradas de ferro nos Estados Unidos e não sabiam com traduzir a palavra Wushu para os americanos. No entanto na antigüidade o Wushu era chamado de “Quan Fa”, ou seja,  “Técnicas de Boxe”.

ferro antebraço