A MTV surgiu no Brasil após um parceria firmada entre sua detentora, a norte-americana Viacom com o grupo de comunicação brasileiro Abril. Estreou em 20 de outubro de 1990, foi a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e durante mais de 20 anos foi transmitida por TV aberta no país.
Em 2009, a Abril adquiriu a parcela das ações da MTV Brasil pertencentes à Viacom, passando a ser proprietária dos direitos da marca, já foram modificados os programas para com o foco para o humor. Seu licenciamento passou a ser feito então através de uma renovação periódica do acordo; o último previa que ela continuaria nas mãos da Abril até o ano de 2018.
A partir de 2010, no entanto, o canal passou a enfrentar sérios problemas financeiros, que se agravaram em 2011. No princípio de 2012, começou a circular na imprensa brasileira boatos acerca do fechamento do canal, informação que finalmente se concretizou no final de julho de 2013, quando a Viacom International Media Networks The Americas (VIMN The Americas) anunciou que assumiria a marca MTV no Brasil.[13] Desde outubro de 2013 o canal abandona a denominação “Brasil”, passando a se chamar apenas MTV, assim como outras filiais do canal.
O Grupo Abril, que concordou em devolver a marca como parte de um processo de reestruturação de suas operações, manteve sua rede de radiofusão e a cessão do sinal UHF que usava para transmitir seu canal.



